Para os fãs da série Castle ou FireFly esta é uma cara familiar:
Nathan Fillion
Nathan Fillion nasceu a 27 de Março de 1971 em Edmont, Alberta, Canadá. Os seus pais são dois professores de inglês reformados e tem um irmão mais velho.
Estudou na Holy Trinity Catholic High School, Concordia University of Alberta e na University of Alberta onde foi membro da Kappa Alpha Society.
De acordo com o próprio actor, Nathan é descendente do Tenente General Confederado Jubal Anderson Early.
Carreira
Depois de participar em diversas produções de teatro, televisão e filmes, incluindo teathersports (uma forma de teatro improvisado) com a companhia e teatro improvisado Rapid Fire Theatre e a novela improvisa Die-Nasty, Nathan mudou-se para a cidade de Nova York em 1994 onde actuou na conhecida novela One Life to Live (Joey Buchanan). Graças a este papel foi nomeado, em 1996, para o prémio Daytime Emmy Award for Outstanding Younger Actor in a Drama Series. Em 1997 deixou a produção para seguir outros projectos voltando para uma participação especial em 2007.
Com alguma influência, mais tarde Nathan mudou-se para Los Angeles. Aqui interpretou um papel de suporte na sitcom Two Guys, a Girl and a Pizza Place (Johnny Donnelly). Entrou também no famoso filme de Steven Spielberg Saving The Private Ryan (James Frederick "The Minnesota" Ryan) e ainda teve um papel recorrente, em 2003, como Caleb na série Buffy The Vampire Slayer.
Actualmente Nathan Fillion representa uma das suas personagens mais conhecidas: Richard Castle um escritor de best-sellers de crime, mistério e romance, no fundo thrillers ou romances policiais na série televisiva Castle.
Nathan participou em diversas séries-televisivas (incluindo de animação) e filmes. Estrelou na conhecida série FireFly (Capitão Malcom Reynolds) de 2002 a 2003, participou na conhecida série Desperate Housewives entre 2007 e 2008 e muitas outras que passo a citar:
- 1996 - Spin City (um homem - uncredited);
- 1997 - Total Security (Troy Larson);
- 1998 - Maggie Winters (Ronald);
- 1999 - The Outer Limits (Michael Ryan);
- 2001 - King Of The Hill (voz do rapaz do frisbee);
- 2002 - Pasadena (Reverendo Glenn Collins);
- 2003 - Miss Match (Adam Logan);
- 2005 - 2006 - Justice League (várias vozes);
- 2006 - Lost (Kevin Callis);
- 2007 - Drive (Alex Tully), Robot Chicken (várias vozes),
- 2008 - Dr. Horrible´s Sing-Along Blog (Captain Hammer) - série online e James Gunn's PG Porn (Chris),
- 2009 - Robot Chicken (várias vozes);
- 2010 - The Venture Bros (voz de Brown Widow);
- 2011 - The Morning After, The Guild e Robot Chicken (várias vozes).
Nathan Fillion em FireFly
A sua participação também não passou despercebida no cinema. Participou em inúmeros filmes sendo o seu primeiro em 1994 em Strange and Rich como Walter Hoade, tendo já aparecido num tele-filme em 1993, Ordeal in The Artic (Subtenente Mestre Tom Jardine). Como já foi referido participou na produção de Steven Spielberg Saving The Private Ryan.
Depois da sua série FireFly ter sido suspensa surge, em 2005, o filme Serenity que continua a série a partir do último episódio emitido.
O seus outros filmes foram:
- 1999 - Blast From The Past (Cliff);
- 2000 - Dracula 2000 (Padre David);
- 2003 - Water's Edge (Robert Graves) e Aligator Point (Bill) - Tele-filme;
- 2004 - Outing Riley (Luke Riley) e Hollywood Division (Detective Tommy Garrett);
- 2006 - Slither (Bill Pardy);
- 2007 - White Noise: The Light (Abe Dale) e Waitress (Dr. Jim Pommater);
- 2008 - Trucker (Runner);
- 2009 - Wonder Woman (voz de Steve Trevor);
- 2010 - SUPER (Vingador Sagrado);
- 2011 - The Green Lantern: Emerald Knights (Voz de Hal Jordan);
Os seus trabalhos mais recentes são de 2012 em que fez a voz Hal Jordan no filme Justice League: Doom e apareceu enquanto Dogberry na produção Much Ado About Nothing. Preve-se que em 2013 participará no filme Percy Jackson: Sea of Monsters enquanto Hermes que se encontra agora em gravações.
Prémios
Uma das séries que lhe valeu mais prémios foi FireFly.
Ganhou o prémio Daytime Emmy Award for Outstanding Younger Actor in a Drama Series (já referenciado).
Com o seu recente papel de Richard Castle na série-televisa Castlei foi nomeado e ganhou vários prémios colectivos e individuais. Entre os individuais encontramos:
- 2009 -Daytime Emmy Awards: Best Actor in a Drama Series (nomeado);
- 2012 - People's Choice Awards: Best TV Drama Actor (ganho).
- 2009 -Daytime Emmy Awards: Best Actor in a Drama Series (nomeado);
- 2012 - People's Choice Awards: Best TV Drama Actor (ganho).
A sua brilhante parceria e realismo com a actriz Stana Katic na série Castle valeu-lhes vários prémios conjuntos, tais como:
- 2011 - TV Guide Magazine's Fan Favourite Awards: Favourite Couple Who Should;
- 2012 - TV Guide Magazine's Fan Favourite Awards: Favourite Couple.
- 2012 - TV Guide Magazine's Fan Favourite Awards: Favourite Couple.
Curiosidades
Em 2008, Nathan Fillion co-fundou a fundação Kids Need to Read com o autor PJ Haarsma para "ajudar a desenvolver a imaginação das crianças" doando livros a bibliotecas subfinanciadas.
A sua brilhante actuação na série Castle juntamente com a actriz Stana Katic dá lugar a rumores e especulações sobre a relação destes dois actores fora do ecrã. A isto ambos respondem que há uma grande química entre os dois dentro do ecrã, mas que fora dele são apenas grandes amigos.
A sua brilhante actuação na série Castle juntamente com a actriz Stana Katic dá lugar a rumores e especulações sobre a relação destes dois actores fora do ecrã. A isto ambos respondem que há uma grande química entre os dois dentro do ecrã, mas que fora dele são apenas grandes amigos.
Sem comentários:
Enviar um comentário